CPES
OBJETIVOS
Promover práticas de aprendizagem ativa através de abordagens específicas, como a aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, ou gamificação;
Promover abordagens baseadas em tecnologias, como o uso de vídeos e podcasts (e.g, videos resultantes dos trabalhos de projeto ou sobre temáticas específicas realizados por docentes ou alunos, laboratórios virtuais, fóruns de discussão online , uso de Audience Response Systems , e ferramentas colaborativas através diretamente do web siteou do fornecimento de ligações para ferramentas já existentes na UM (e.g. plataforma eLearning.uminho.pt) ou no exterior;
Fazer a integração da comunidade interna da U. Minho, agregando e disponibilizando boas práticas no ensino e aprendizagem da Engenharia de Software e promovendo a discussão entre os docentes e alunos dos vários departamentos envolvidos;
Interagir com a sociedade, através da recolha de propostas de projetos e de propostas tecnológicas, desenvolvi mento conjunto de módulos em regime open source, disponibilização à sociedade de componentes de software (quando aplicável, e sem infringir direitos de propriedade), demonstração e afirmação das capacidades da UM como centro de excelência em engenharia de software e dos seus alunos;
Empoderar os alunos através da criação e gestão de grupos de interesse, repositórios, web site , módulos de software, participação em eventos externos de divulgação, troca de experiências e sinergias entre alunos de diferentes UCs, cursos, departamentos, e níveis de ensino;
Reutilizar, entre edições das UC, os conhecimentos e o software desenvolvido através de plataformas que permitam a criação de novos módulos e a reutilização e composição de módulos de software já existentes.